Home / Últimos Eventos / Notícias / Barça e ex-presidente são indiciados por crimes em contratação de Neymar

Barça e ex-presidente são indiciados por crimes em contratação de Neymar

Postado em
Ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell pode ir a julgamento por caso Neymar
Ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell pode ir a julgamento por caso Neymar

A contratação de Neymar pelo Barcelona vai parar nos tribunais. O clube catalão e seu ex-presidente Sandro Rosell foram indiciados pela procuradoria espanhola por supostas irregularidades na negociação com o brasileiro e terão que responder por crimes contra o Tesouro.

Procurador da Audiência Nacional, principal tribunal penal da Espanha, Perals Joseph Calleja considerou Rossell culpado por três crimes contra o Tesouro. Já o Barcelona responderá por duas irregularidades por supostamente ter declarado um preço mais baixo do que o efetivamente pago pelo jogador.

A acusação da procuradoria será encaminhada ao juiz Pablo Ruz, que decidirá se aceita a denúncia e leva os envolvidos a julgamento.

Calleja considera que há indícios de que a contratação de Neymar junto ao Santos, em junho de 2013, tenha custado mais do que os 57 milhões de euros declarados ao fisco espanhol.

“O valor pago pela aquisição do jogador é avaliado em 82.743.485 euros, divididos em vários contratos, que foram ocultados por levar outras denominações, como o pagamento de comissões ou parcerias comerciais com o Santos ou a empresa do pai do jogador”, afirmou o procurador.

De acordo com a procuradoria, o Barça deixou de pagar 12.148.696 euros em impostos, o que deixaria o custo total do jogador em 94,8 milhões.

Numa declaração feita diante do juiz em julho de 2014, Rosell reiterou que o custo da transferência foi de 57 milhões de euros, sendo que 17 foram pagos ao Santos e 40 à N&N, empresa do pai de Neymar.

Por outro lado, o procurador também pediu para que o presidente atual do Barça, Josep María Bartomeu, assim como o Barcelona, sejam indiciados por uma suposta fraude fiscal que pode chegar a 2,8 milhões de euros pelo ano de 2014.

O clube catalão já precisa lidar com outro problema nos bastidores: foi proibido de contratar por um ano por causa de irregularidades no cumprimento de regras de proteção aos menores que integram suas categorias de base.

Entenda o caso Neymar

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Após o clube catalão divulgar os valores, depois da queda de Sandro Rosell, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, entraram em acordo ainda em 2011. Neymar pai chamou o valor recebido na ocasião de “adiantamento” e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existem dúvidas no Santos sobre o procedimento. Na terça, o clube acionou o pai de Neymar na Justiça para ver contrato com o Barça

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.

transferencia-valores-barcelona

Fonte: UOL Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top