Jump to content
Sign in to follow this  
Caliman

Desvendando o handicap.

Recommended Posts

Após passar muita raiva, estou começando a entender a lógica do Handicap.

Vou tentar explicar a minha teoria, vejam se faz sentido.

Primeiramente, jogo somente Temporadas. Portanto, não sei dizer se no UT as coisas funcionam da mesma forma.

O Handicap é uma tentativa da EA de simular uma boa ou má fase vivida pelo time e a pressão sofrida pelos bons ou maus resultados.. Ele não acontece de forma aleatória, como muitas pessoas acham. Vou dar alguns exemplos, prestem atenção quando estiverem jogando e vejam se faz sentido:

1 - Você se manteve em determinada divisão (não foi rebaixado, nem promovido) no primeiro jogo, seu time começa com o handicap zerado. Os jogadores vão se comportar normalmente, não haverá erros bizarros de passe ou marcação.

2 - Você ganha os primeiros 2 jogos, a projeção no campeonato (Que é exibida junto com a sua pontuação) é de subir de divisão, quando o jogo inicia, o thiago leifert fala que está com cara que o time vai brigar pela promoção, seu handicap é aumentado, vamos considerar que +1 ponto. A marcação funciona de forma mais eficiente, não há erros bizarros de passe e domínio de bola. O time joga fácil.

3 - Você ganha mais alguns jogos em sequência, a projeção no campeonato é de ser campeão. Vamos considerar que este é o maior nível de handicap...+2. O time voa. Tudo dá certo.

4 - Seu time começa mal, você perde dois jogos, a projeção no campeonato é rebaixamento. O handicap é diminuido para -1. O time fica com medo, há muitos erros de passes e domínios. Os jogadores não se movimentam tão rápido quanto antes e nem obedecem tanto os esquemas táticos.

5 - Seu time está com projeção de rebaixamento e faltam poucos jogos para acabar a temporada, é um rebaixamento eminente. Neste caso, o handicap fica -2, a defesa fica em depressão, os zagueiros dão muitas brechas, o goleiro falha, passar da intermediária é muito difícil, as táticas e esquemas montados não são respeitados.

É bom lembrar que os dois times são afetados pelo handicap. Portanto, você pode estar com seu time voando (handicap +2) e enfrentar um adversário na mesma situação. Ai, o jogo fica equilibrado.

Por outro lado, se você estiver com o handicap +2 e pegar um cara com handicap -2, a chance é grande de vc golear. Nestes casos, outra coisa que notei, é que se demorarmos para fazer um gol, o outro time vai pegando confiança, e normalmente no final do segundo tempo este time que estava bem inferior acaba conseguindo dominar o jogo.

Eu acho que o handicap é até uma ideia boa, pois na vida real os times não jogam iguais robôs, sempre rendendo da mesma forma. São mesmo passíveis de sofrer pressão ou motivação conforme a fase vivida. Mas, a EA está errando a mão. Quando o time fica com handicap -2, é praticamente impossível não tomar gols, zagueiros lentos ganham facilmenta na corrida do messi ou do cristiano ronaldo.

Acho que os jogadores deveriam sofrer mais ou menos a pressão, conforme a experiÊncia e mentalidade dos jogadores.

• Upvote 1

Eu acho que o handicap é até uma ideia boa, pois na vida real os times não jogam iguais robôs, sempre rendendo da mesma forma.

Se este handicap existir mesmo, acho que é uma má idéia.

Jogo a pouco tempo, mas a partir do momento que comecei a jogar futebol virtual, tentei me aperfeiçoar no jogo, treino passes , penaltys , faltas , crio táticas,

para depois o jogo influenciar na partida?

Para que treinar então?

Muito zuado .

Sua explicação é sim lógica, porém HANDICAP NÂO EXISTE. Assista o vídeo abaixo e melhore seu jogo...

Sua explicação é sim lógica, porém HANDICAP NÂO EXISTE. Assista o vídeo abaixo e melhore seu jogo...

O kra discute alguns pontos e aí a pessoa já determina q não existe handicap, sendo q o próprio kra do vídeo não tem respostas pra alguns acontecimentos do jogo. Além do mais, esses argumentos do video nao serve pra mim pq eu NÃO jogo ONLINE, só jogo online qdo o camarada meu vem em casa ou eu vou na casa dele mas qdo eu estou sozinho, eu SÓ jogo OFFLINE. Outra coisa, eu NÃO jogo no AUTOMÁTICO, eu só jogo no SEMI-AUTOMÁTICO.

Ou seja, handicap existe. Só não percebe quem não quer.

Após passar muita raiva, estou começando a entender a lógica do Handicap.

Vou tentar explicar a minha teoria, vejam se faz sentido.

Primeiramente, jogo somente Temporadas. Portanto, não sei dizer se no UT as coisas funcionam da mesma forma.

O Handicap é uma tentativa da EA de simular uma boa ou má fase vivida pelo time e a pressão sofrida pelos bons ou maus resultados.. Ele não acontece de forma aleatória, como muitas pessoas acham. Vou dar alguns exemplos, prestem atenção quando estiverem jogando e vejam se faz sentido:

1 - Você se manteve em determinada divisão (não foi rebaixado, nem promovido) no primeiro jogo, seu time começa com o handicap zerado. Os jogadores vão se comportar normalmente, não haverá erros bizarros de passe ou marcação.

2 - Você ganha os primeiros 2 jogos, a projeção no campeonato (Que é exibida junto com a sua pontuação) é de subir de divisão, quando o jogo inicia, o thiago leifert fala que está com cara que o time vai brigar pela promoção, seu handicap é aumentado, vamos considerar que +1 ponto. A marcação funciona de forma mais eficiente, não há erros bizarros de passe e domínio de bola. O time joga fácil.

3 - Você ganha mais alguns jogos em sequência, a projeção no campeonato é de ser campeão. Vamos considerar que este é o maior nível de handicap...+2. O time voa. Tudo dá certo.

4 - Seu time começa mal, você perde dois jogos, a projeção no campeonato é rebaixamento. O handicap é diminuido para -1. O time fica com medo, há muitos erros de passes e domínios. Os jogadores não se movimentam tão rápido quanto antes e nem obedecem tanto os esquemas táticos.

5 - Seu time está com projeção de rebaixamento e faltam poucos jogos para acabar a temporada, é um rebaixamento eminente. Neste caso, o handicap fica -2, a defesa fica em depressão, os zagueiros dão muitas brechas, o goleiro falha, passar da intermediária é muito difícil, as táticas e esquemas montados não são respeitados.

É bom lembrar que os dois times são afetados pelo handicap. Portanto, você pode estar com seu time voando (handicap +2) e enfrentar um adversário na mesma situação. Ai, o jogo fica equilibrado.

Por outro lado, se você estiver com o handicap +2 e pegar um cara com handicap -2, a chance é grande de vc golear. Nestes casos, outra coisa que notei, é que se demorarmos para fazer um gol, o outro time vai pegando confiança, e normalmente no final do segundo tempo este time que estava bem inferior acaba conseguindo dominar o jogo.

Eu acho que o handicap é até uma ideia boa, pois na vida real os times não jogam iguais robôs, sempre rendendo da mesma forma. São mesmo passíveis de sofrer pressão ou motivação conforme a fase vivida. Mas, a EA está errando a mão. Quando o time fica com handicap -2, é praticamente impossível não tomar gols, zagueiros lentos ganham facilmenta na corrida do messi ou do cristiano ronaldo.

Acho que os jogadores deveriam sofrer mais ou menos a pressão, conforme a experiÊncia e mentalidade dos jogadores.

É kra, isso é teoria, mas q existe handicap existe, independente se sabemos qdo acontece ou não

Se este handicap existir mesmo, acho que é uma má idéia.

Jogo a pouco tempo, mas a partir do momento que comecei a jogar futebol virtual, tentei me aperfeiçoar no jogo, treino passes , penaltys , faltas , crio táticas,

para depois o jogo influenciar na partida?

Para que treinar então?

Muito zuado .

Falou tdo

Podem até dizer que não existe handcap, mas que tem uma força oculta no jogo que ta desanimando tem.

Toda vez que chego na primeira divisão o jogo fica com umas palhaçadas ridículas, rebote pro cara, meu zagueiro erra passe , meu goleiro franga, olha só um exemplo ai youtube.

Isso por que não repetiu as chances dos cara para eu gravar, ele chutava uma birimbinha e o goleiro fazia aquela cena de voo e deixava o rebote pro cara.

Guga, acho que você não assistiu o vídeo inteiro. Tem uma parte que ele cita "Coisas que não sabemos explicar". Outra coisa, não entendi o "melhore seu jogo". Onde eu disse que só perco por causa do handicap? Acho que com meu texto,eu expliquei estas coisas que ele não sabe explicar.

Guga, acho que você não assistiu o vídeo inteiro. Tem uma parte que ele cita "Coisas que não sabemos explicar". Outra coisa, não entendi o "melhore seu jogo". Onde eu disse que só perco por causa do handicap? Acho que com meu texto,eu expliquei estas coisas que ele não sabe explicar.

É complicado falar se existe ou não, entendo que no jogo acontece coisas que não tem explicação como messi de 1.50 mts ganhar de cabeça do Terry de 1.90mts , ou o mertesacker ganhar na corrida do CR7, mas quando vejo players assim fica complicado HEKTIC, 1900 vitórias e 85 derrotas é embassado.

É complicado falar se existe ou não, entendo que no jogo acontece coisas que não tem explicação como messi de 1.50 mts ganhar de cabeça do Terry de 1.90mts , ou o mertesacker ganhar na corrida do CR7, mas quando vejo players assim fica complicado HEKTIC, 1900 vitórias e 85 derrotas é embassado.

É por isso q eu digo q handicap nao tem a ver com o jogo decidir quem ganha e quem perde mas com a mudança de atributos dos jogadores e com a manipulação da física (as bolas dividas sempre sobrar para um jogador, ou a bola bater na trave e voltar no pé do jogador e etc). Mas se o kra consegue criar uma estratégia q supere tudo isso, poderá ter esse recorde normalmente. Mas temos q ter cuidado em saber tbm se esse recorde não é falso, pois, como sabemos, com a computação, tdo é possível.

Olá galerinha do FMN.

Caliman, achei muito interessante a tua teoria desse tema bastante intrigante. Inclusive, eu sou um dos que mais se aprofundou no mesmo, aqui no Brasil. hehehe

Olha, hoje estou praticamente convicto que handicap não existe, na vdd o que há são Scripts (Emotions) que fazem parte da programação.

Um abraço!

Não conhecia o termo Emotion, mas, acredito que seja mesmo estas "emoções" que alterem tanto os atributos (handicap) dos jogadores.

O que escrevi, fala exatamente sobre esta suscetibilidade dos jogadores a pressão por resultados...só acho que a EA tem errado a mão. Tem momentos que são bizarros, tornando quase impossível de se vencer um jogo, mesmo contra um adversário bem mais fraco...

Handicap para escolher o vencedor, eu também acho que não existe.

Ontem por exemplo, joguei uma Copa América com o Uruguai (nível lendário). Na semifinal, logo de cara, senti o time parecendo nervoso, ou seja, abalado totalmente.

Estava 1x1 e no último lance, tive um pênalti ao meu favor. Cavani foi para a cobrança, o controle tremia, inclusive aquela barrinha de acerto “alvo” ficou bem mais veloz, dificultando o índice de precisão. Resumindo, acabei perdendo o pênalti. hehehe

Essa do pênalti já aconteceu comigo, o pior que se você tentar trocar o jogador que cobra o pênalti, a barrinha vai continuar com a velocidade alta.

Bem, amigão é que são duas coisas distintas. Permita-me explicar:

Handicap – Seria um equilibrador de forças, geralmente beneficiando o lado mais fraco “entenda-se overal”. Entretanto, não faz nenhum sentido prático, visto que, várias pessoas já tentaram explorar, montando elencos de prata e não obtiveram grandes vantagem por longa sequência.

Scripts – Todo o game possui, são algoritmos/códigos para suscitarem situações.

Contudo é justamente aí nesse contexto, que entram as emoções. Fatores que nos quais é desde 2005, que os Studios de Vancouver, vem trabalhando à todo vapor.

Aqui o referido artigo em forma de dossiê, Sebastian Enrique, Engenheiro de Software da EA, que seria o mente pensante, relata em minudencias a funcionalidade da questão.

Portanto, acredito que são estas emoções que ocasionam situações de oscilação. Mas, isto ctz faz parte de todos os modos de jogo (Off e Online).

Ontem por exemplo, joguei uma Copa América com o Uruguai (nível lendário). Na semifinal, logo de cara, senti o time parecendo nervoso, ou seja, abalado totalmente.

Estava 1x1 e no último lance, tive um pênalti ao meu favor. Cavani foi para a cobrança, o controle tremia, inclusive aquela barrinha de acerto “alvo” ficou bem mais veloz, dificultando o índice de precisão. Resumindo, acabei perdendo o pênalti. hehehe

Mesmo assim, com um sufoco crível, consegui chegar a final contra o Brasil, e toda a trajetória parecia ter sido moldada pela I.A. Meu time após ter passado por um teste de fogo, adquiriu confiança e, na partida Final, adivinhe só o que aconteceu? Voavam em campo literalmente, detalhes que me facilitaram o título.

Agora, vamos pegar toda essa variabilidade que de fato existe, e, no entanto atirá-la no Universo Online. Mas, levaremos em consideração os referidos aspectos de contra-ponto:

- A velocidade de conexão se estará equivalente a ambos os jogadores. Porque não adianta nada, você ter 50 MB's e seu oponente, 1 MB, né?

- E principalmente, a taxa de PING, que é o tempo de comunicação entre sua máquina e o servidor mais próximo.

Conclusão:

Talvez a intenção da EA, isto é, lá em meados de 2005 foi positiva, visando dar mais fluxo de vida nas partidas, visto que, fatores psicológicos sejam eles individuais e coletivos, também englobam ao realismo. Mas, os Scripts só ficam mais intensos é nas partidas online, devido a uma série de fatores ou eventos conjuntos desencadeados pela rede.

Agora que existem, sim, existem. É como parte de um roteiro, onde cada jogador/usuário irá perceber na sucessão dos seus jogos. Uns mais, outros menos, enfim, nesse caso é algo bastante subjetivo.

No mais é isso que tinha para ressaltar, espero que tenha sido útil frente à complementação das tuas ideologias. Não tome nada como verdade absoluta, pois, penso que, os debates são validos justamente para que possamos compreender a logística de um game que tanto adoramos. Ok

Um abraço!

A barra ficar mais rápida que o normal no pênalti eu já senti.

Mas isso não acontece por causa do nível de estâmina?

E outra.

Existe uma diferença sutil entre afirmar que o jogo te dá um "feedback" emocional, e que esse "feedback" emocional se reflita na mudança dos atributos de um atleta.

Esse feedback emocional se for só aminações na tela dos jogadores "batendo com a mão no gramado" ou então fazerem "um corredor polonês" no craque que faz o gol salvador no último minuto, que a torcida grite ou faça silêncio, pra mim ok. Me parece que o artigo que você citou trata exatamente deste caso.

Lê-se no artigo:

DESIGNING THE EMOTIONAL SYSTEM

What is it? • A system that analyzes events on the pitch to determine the home and away teams’ emotions at any given moment during gameplay. • A system that enhances the user experience by directing presentation output and gameplay modifiers according to the detected emotion for each team.

What is it not? • A predictable system where the end result is seen as decided by the AI in place of controlled by user actions on the pitch. • A system that changes gameplay attributes forcing users to play in a certain way. • A complex system that causes more confusion than experience enhancements.

Agora, uma porrada na ferradura.

Lê-se também no artigo:

We can potentially affect AI through player attributes: a player prone to break under pressure, when the crowd is whistling because it’s unhappy with in-game situations, can have a bigger error curve when taking a shot. Players with the attribute of showing off when being under pressure, can have the opposite effect.

Se isso existe e foi implementado no jogo, isso é "momentum" na definição do termo.

E se isso depender de outras variáveis, como vitórias/derrotas prévias e o nível no EASFC (número de partidas jogadas), ai é coisa pior: é "scripting" no sentido pejorativo mesmo.

Pra mim, o scripting/handicap/momentum começa na velocidade dos jogadores. Tem hora q vc vai dar um corte pro lado, o jogador parece que está em modo camera lenta (jogando OFFLINE).

• Upvote 1

Pra mim, o scripting/handicap/momentum começa na velocidade dos jogadores. Tem hora q vc vai dar um corte pro lado, o jogador parece que está em modo camera lenta (jogando OFFLINE).

Outro dia perguntei aqui sobre o CR7, que eu tirei num card gratis, e não posso vender.

Achava que ele jogava muito menos do que um CR7 comprado.

Ae comentaram que era psicologico e tals ... hoje, provo com videos pra quem quiser, meu CR7 corre menos do que qualquer lateral do jogo, sem exagero nenhum.

Se o handicap não existe eu não sei o que é isso.

Tenho um comunicado a fazer. Aconteceu comigo diversas vezes e eu culpava a conexão. Assistam esse vídeo a partir dos 3:57.

>https://www.youtube.com/watch?v=Vr75qwfhma8

A partir de agora eu acredito que essa * de jogo tem script, não no sentido de variar o jogo e evitar macete, mas sim pra ferrar o jogador.

Ridículo como aos 4:00 TODO o time do cara forma UMA LINHA. SEM COBERTURA. Ele não habilitou offside trap. Note que foi no kickoff e não havia como mudar na tática rápida.

Partida final da temporada, jogador precisando da vitória pra não cair.

Notem como a IA ferra o jogador avançando a última linha. E isso se repete ao longo da partida. Zagueiros com alto stat de marking deixando um jogador *livre* para cabecear dentro da *pequena* área.

Pode chamar de choro. To nem ai. Porque nunca fiz isso e busquei sempre argumentar.

O script na verdade é no suporte da IA. E na curva de erro dos jogadores. Os jogadores deixam de obedecer a tática.

• Upvote 1

Outro dia perguntei aqui sobre o CR7, que eu tirei num card gratis, e não posso vender.

Achava que ele jogava muito menos do que um CR7 comprado.

Ae comentaram que era psicologico e tals ... hoje, provo com videos pra quem quiser, meu CR7 corre menos do que qualquer lateral do jogo, sem exagero nenhum.

Se o handicap não existe eu não sei o que é isso.

E qdo vc aperta o botão do chute, o jogador demora uns 2, 3 segundos pra chutar ? É ridiculo.

Além dos kras mudarem os atributos, mudam a física do jogo pq tem hora q vc vai tentar tirar a bola do jogador, a bola sempre sobra pra ele.

Tenho um comunicado a fazer. Aconteceu comigo diversas vezes e eu culpava a conexão. Assistam esse vídeo a partir dos 3:57.

A partir de agora eu acredito que essa * de jogo tem script, não no sentido de variar o jogo e evitar macete, mas sim pra ferrar o jogador.

Ridículo como aos 4:00 TODO o time do cara forma UMA LINHA. SEM COBERTURA. Ele não habilitou offside trap. Note que foi no kickoff e não havia como mudar na tática rápida.

Notem como a IA ferra o jogador avançando a última linha. E isso se repete ao longo da partida. Zagueiros com alto stat de marking deixando um jogador *livre* para cabecear dentro da *pequena* área.

Pode chamar de choro. To nem ai. Porque nunca fiz isso e busquei sempre argumentar.

O script na verdade é no suporte da IA. E na curva de erro dos jogadores. Os jogadores deixam de obedecer a tática.

Isso acontece tbm qdo eu to jogando contra a CPU. Tipo, eu coloco uma tática personalizada onde eu coloco a marcação recuada, em linha, coloco tbm ultra defensivo pra tipo, recuar mesmo o time e evitar o lançamento, mas mesmo assim o time avança dando espaço para o lançamento. É ridiculo

Então, é exatamente isto que estou falando. A EA simula uma pressão conforme a fase do time no campeonato. O exemplo da barra de chute do penalti é perfeito para se ter uma ideia da pressão que seu time está sentindo. É lamentável que tenham feito esta simulação de pressão de forma tão exagerada. Da forma que foi feito, não importa esquema tático, tática, jogador, time...nada. Só importa a fase que seu time está vivendo. Já joguei contra caras que pegaram colombia, roma e outros times que são considerados médios, e, por meu time estar em uma fase ruim, eu não conseguia nem passar na intermediaria. Eu me considero um jogador bom. Já fui campeão da primeira divisão do temporadas, inclusive. Nestes jogos em que meu time está em má fase, é difícil de acertar até um passe...

É lamentável que tenham feito esta simulação de pressão de forma tão exagerada. Da forma que foi feito, não importa esquema tático, tática, jogador, time...nada. Só importa a fase que seu time está vivendo. Já joguei contra caras que pegaram colombia, roma e outros times que são considerados médios, e, por meu time estar em uma fase ruim, eu não conseguia nem passar na intermediaria.

Não importa o time que você esta jogando, um exemplo foi neste final de semana que eu estava jogando com a Espanha e o meu adversário de real madrid.

Eu estava ganhando o jogo e vi que o jogo estava ao meu favor, tanto que tomei um contra ataque e fiz o penalty de propósito e o juiz nem deu, na segundo chance que o cara teve, o jogador dele caiu sozinho na hora do chute.

Ganhei a partida , mas me desanimou totalmente que desliguei o pc.

Se a gente parar pra pensar , qualquer coisa pode ser motivo pra ter pressão

-Se o time está perdendo, tem pressão pq está perdendo e precisa ganhar

-Se o time está ganhando, tem pressão pelo medo de tomar o empate

-Se o time está empatando, tem pressão pq o time precisa ganhar

-Se é começo de campeonato, tem pressão pela ansiedade do começo do campeonato

-Se é fim de campeonato, tem pressão pra conseguir atingir o objetivo

-Se está no meio do campeonato, tem pressão pra nao diminuir ou nao aumentar o ritmo e ficar pra trás

-Se é oitavas de final, tem pressão pq se o time cair fora, vai ficar feio

-Se é semifinal, tem pressão pra chegar na final

Ou seja, qualquer coisa pode virar motivo pra pressão. Então, esse sistema de script pra simular a pressão de um jogo real é arbitrário e injusto.

• Upvote 2

Se a gente parar pra pensar , qualquer coisa pode ser motivo pra ter pressão

-Se o time está perdendo, tem pressão pq está perdendo e precisa ganhar

-Se o time está ganhando, tem pressão pelo medo de tomar o empate

-Se o time está empatando, tem pressão pq o time precisa ganhar

-Se é começo de campeonato, tem pressão pela ansiedade do começo do campeonato

-Se é fim de campeonato, tem pressão pra conseguir atingir o objetivo

-Se está no meio do campeonato, tem pressão pra nao diminuir ou nao aumentar o ritmo e ficar pra trás

-Se é oitavas de final, tem pressão pq se o time cair fora, vai ficar feio

-Se é semifinal, tem pressão pra chegar na final

Ou seja, qualquer coisa pode virar motivo pra pressão. Então, esse sistema de script pra simular a pressão de um jogo real é arbitrário e injusto.

achei engraçado perguntarem no tweter do bacaninha la da EA sobre o handicap.

ele foi sucinto na resposta: "não existe handicap"

hahahaaha

o que nego esperaria com essa pergunta?

"estamos analisando como se meter duma forma mais inteligente no resultado do jogo, pois pegamos muito pesado no Fifa 15."

hahahaha

Sign in to follow this  

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.

• Create New...